quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A Produção Inteira Esperando por Ela


Uma das minhas maiores alegrias profissionais foi ter conquistado a conta da Globo Nordeste. A Globo é sinônimo de excelência e permite que os profissionais de criação exerçam a capacidade de sonhar e materializar esses sonhos em peças. Isso termina por torná-la um cliente para quem a gente tem um imenso prazer de criar e produzir.

Para marcar os 35 anos da Globo Nordeste, recebemos uma determinação de Celso Coli, diretor regional da emissora. Além de criar a campanha, teríamos que criar o slogan que passaria a assinar junto com a marca. A Globo Nordeste foi a primeira das emissoras Globo a ter um slogan regional: Rede Globo Nordeste - Pernambuco no Coração. E tínhamos também que chegar a uma solução para o filme. Gravamos por vários dias. Numa determinada tarde, eu tinha duas cenas bem específicas para produzir. Uma era um close de várias pessoas para a assinatura, e a outra, um contraluz de uma mulher numa região de mangue. Terminei a cena com as pessoas, a luz do sol indo embora e nada da modelo que ia gravar a cena no mangue. Eu já estava começando a pegar pesado com a produção quando vejo a mulher vindo em direção à equipe. Uma morena alta, de 1,82m, super produzida e, como eu estava correndo contra o tempo, já fui acelerando com o pessoal para podermos aproveitar o restante da luz do dia. 

- Vamos lá, vamos lá! Retoca a maquiagem dela, traz ela para a
locação. Vamos lá, pessoal! A luz tá caindo! A modelo atrasoooooouuuuuu!!!!!

A morena de 1,82 estava totalmente constrangida, sabendo que aquela neurose no set era por conta do atraso dela. Normalmente, eu interajo bastante com quem está trabalhando comigo em frente às câmeras. Não sou adepto da linha dura com a qual alguns diretores conduzem as suas gravações. Consigo deixar as pessoas à vontade. Mas eu estava bem chateado com o atraso da modelo e nem dirigi a palavra a ela. Detesto atraso. Não quis nem saber o nome da figura.

- Vamos lá, minha filha! Desça naquele barranco, suba na árvore.
Concentra! Fique de lado! Ação! Olha pra cima! Presta atenção! Mais uma vez, mais outra! 

E o sol caindo. A morena fazia tudo que eu mandava, não reclamava de nada, não dava uma palavra. Tentava se equilibrar na árvore extremamente desconfortável.

Finalmente, conseguimos a cena como eu queria. Aí, mais calmo, fui falar com a modelo, até um pouco arrependido de ter dirigido a cena tão mal humorado.

- Desculpa, mas eu estava muito tenso e não falei com você. De
qualquer forma, a cena ficou boa. 

E aí, comecei um sermão.

- De uma próxima vez, tente não se atrasar para a produção. Tem muita coisa envolvida. Muitos profissionais. Tem o pessoal da técnica, maquiador, produtoras, eletricista, diretor de fotografia, o diretor... Então, não é justo que toda essa equipe fique esperando pela sua graça. Concorda comigo?

A morena grande olhou pra mim perplexa e falou:

- Desculpa... 

E foi justamente aí, quando eu achava que a modelo ia entrar com o texto de explicação pelo seu atraso, que ela contou a sua verdadeira história.

- Acho que você está fazendo uma grande confusão. Eu não sou modelo. Nunca fui. Na verdade, eu vim aqui fazer uma entrevista de estágio.

A modelo de verdade faltou à gravação. Juliana, a morena alta, tinha sido indicada por minha grande amiga Tanúzia Vieira, professora do Curso de Publicidade e Propaganda da UFPE, para um estágio na Mercado. E como ela queria muito a vaga, nem pensou duas vezes em seguir as ordens da produção, mesmo detestando ficar na frente de uma câmera. O que não se faz por um estágio?

Juliana em contraluz. Onde?
Só de sacanagem, pau da vida com o atraso da "modelo", eu fiz todos os takes em contraluz absoluto. Assim, as imagens de Juliana se confundem com os galhos da árvore e mal conseguimos perceber que existe alguém na cena. Vingança de diretor com modelo que se atrasa para a produção. Juliana não merecia isso, e sim a modelo irresponsável que faltou ao trabalho.

Julina Albuquerque conseguiu o estágio na área de produção da agência. Depois de um tempo, foi fazer 6 meses do seu curso na Espanha. Voltou, formou-se, e hoje é minha produtora super competente. Jamais voltou a posar de modelo. Ainda bem.

Para ver o VT:


9 comentários:

  1. Ivanildo, já vi coisas que o homem fez, querendo competir com Deus, mas esse VT tem um toque dele em cada take, em cada momento, em cada nascer do sol, por sol, lugares, sorrisos ele foi muito generoso contigo até ter enviado sua mensageira JULIANA, esta LINDO PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas suas palavras extremamente generosas. Foi muito legal dirigir esse trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Titio obrigada por me dedicar o texto de hoje. Como sempre, muito bem escrito. Aliás, eu sempre soube desse talento não é mesmo. Belo filme, belíssimo texto.

    beijo grande

    ResponderExcluir
  4. Ivanildo,
    Todos os dias estamos juntos, mas esses textos são diferentes de todos que já vi você escrever.
    Queria ter faltado à reunião em que estava para ver a cara de Juliana nesse dia. Hoje é ela quem manda o povo subir em árvores. Hehehe...

    Parabéns pelo blog.
    bjo
    Márcio Quirino

    ResponderExcluir
  5. hahahhhahaha! Pobre Juliana! tava querendo mesmo o estágio viu!
    To adorando os textos... super apóio que eles virem um livro no fim do ano!!!!
    =D

    ResponderExcluir
  6. Ivanildo,
    Acredito ser um daqueles telespectadores mais fiéis da programação da Globo NE, que não se contentam em simplesmente acompanhar as produções, os telejornais, mas sugerir, criticar, opinar, divulgar, estabelecendo uma parceria que já soma anos.
    Por isso te parabenizo por compartilhar conosco as peças produzidas pela Mercado, os "causos" vividos e o seu olhar, em cada produção, em cada VT, cada institucional.
    Valeu mesmo!
    Myckon Freitas - myckon@ig.com.br

    ResponderExcluir
  7. Valeu, Myckon. Acompanho as suas postagens no youtube e vejo, com alegria, o seu interesse pela programação da Globo Nordeste.

    ResponderExcluir
  8. A produção realemnte estava esperando por ela neah..rs.. Sucesso pros dois. Linda história de iniciação.

    ResponderExcluir